Saiba qual é a diferença entre ACR e ACL na compra de energia

Se você quer adentrar ao mundo da negociação de energia elétrica, é preciso entender algumas questões, como o significado de Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL).

 

Os termos são referentes aos dois modelos de compra de energia no Brasil. Continue a leitura e entenda como cada um funciona, quais as diferenças e qual é o mais adequado à sua empresa.

 

  O que é o Ambiente de Contratação Regulada (ACR)? Nele, a energia é adquirida pelas distribuidoras por meio de leilões e o preço é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Formado por

 

clientes cativos - aqueles que podem comprar o insumo apenas da operadora responsável pela distribuição em sua região. 

 

Nesse tipo de mercado, o governo é quem regula as tarifas e cada consumidor tem uma fatura mensal. O valor é influenciado pelo

 

sistema de bandeiras (já conhecidas pela população). Em períodos de seca, por exemplo, o preço se torna mais elevado.

 

  O que é o Ambiente de Contratação Livre (ACL)? É conhecido também como

 

Mercado Livre de Energia. Aqui, os clientes negociam diretamente com as comercializadoras. Portanto, são dois contratos existentes: um com a distribuidora, pelo uso do fio de transmissão; e outro com a geradora, que é quem comercializa a energia.

 

Nesse ambiente, a fatura possui valor regulado pela concessionária local. Já as condições relacionadas a preço, prazo e volume de energia podem ser negociadas entre contratante e contratado.

 

Além disso, os consumidores são classificados como livres ou especiais. Os

 

livres são aqueles que apresentam demanda a partir de 1.000 kW e têm a possibilidade de escolher o fornecedor por meio de livre negociação. Já os

 

especiais possuem demanda entre 500 kW e 1.000 kW e têm o direito de adquirir energia de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou de fontes incentivadas, como eólica, biomassa ou solar.

 

  Diferenças entre ACR e ACR para contratar energia elétrica A principal diferença entre os dois ambientes é, como vimos, o modelo de contratação. Enquanto no ACR os valores são estabelecidos pelo governo, no ACL é possível negociar condições com a comercializadora e a geradora de energia.

 

Mas, para você entender todas as divergências entre as duas siglas, confira, abaixo, as características de cada uma:

 

Como migrar para o ambiente livre? Para realizar a migração, é necessário que a sua empresa atenda a todos os requisitos do ambiente livre. Se for o caso, o indicado é solicitar uma consultoria especializada, para que todo o processo de mudança seja acompanhado.

 

Garanta grandes índices de economia ao adentrar no Mercado Livre de Energia. Para isso, conte com a ajuda da Mercatto, que conduz a contratação e analisa todas as questões burocráticas para que o seu negócio tenha os melhores resultados.

 

Fale com um de nossos consultores, clicando aqui.

A Mercatto utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Política de Cookies da Mercatto. Prosseguir